O que temos para Agosto?
Imprimir esta página

Bem... Muito frio ainda... vento... E reflexões!
Nova Friburgo sediou dois festivais de inverno, dois! No mesmo período! Mas com uma programação do Sesc, outra da Dell”Arte e outra da Prefeitura local! Isso mesmo! Fica até difícil de entender, um pouco! Mas... Muita gente dizendo: que bom que está acontecendo! Ok! Mas um pouco mais de planejamento, não ia fazer mal, pelo contrário, teríamos 30 dias, praticamente, de atrações culturais, e que também seria bom para o turismo (abaixo minha sugestão)!

Cada festival funcionava de uma maneira: o do Sesc com ingressos a preços populares e compra online, que deveria facilitar a vida dos interessados, mas não foi bem assim... E o da ‘prefeitura’, com programação gratuita, ingressos limitados e pessoas inexperientes para trabalhar... dar informação... agir... Ou seja: desconforto para o público... frustração de muitos... Mas... Como já disse acima... Várias pessoas dizendo: que bom que está pelo menos acontecendo! Penso que quando a gente se propõe a fazer uma determinada coisa, ainda mais quando estamos falando de produção cultural, é preciso estudar bem para fazer bem feito, ou pelo menos o mais próximo do ‘bem feito’...

Já ia rolar na cidade, nessa ocasião, um Festival de Bandas Alternativas, o Festival Imaginário, que foi convidado pela Prefeitura a fazer parte do Festival de Inverno! Acho que foi a coisa mais legal que aconteceu! Rsrsr Pois a Prefeitura deu um jeito e reativou o Anfiteatro, que está localizado na Praça do Suspiro, atrás do Teatro Municipal, e que é muito legal! E ainda tivemos o Festival do Chocolate nesse primeiro final de semana de agosto, na Queijaria Suíça (Estrada Friburgo-Teresópolis), agendado faz tempo! Resuminho: quem não se programou direitinho, perdeu muita coisa! E a partir dessa semana, a segunda de agosto, provavelmente uma cidade bem mais vazia... Abaixo minha sugestão para o que poderia ter sido o calendário de Festival de Inverno:

21/07 a 28/08 – Festival de Inverno (com a programação da Dell”Arte)
29/07 a 06/08 – Festival de Inverno do Sesc
07/08 a 20/08 – Festival de Inverno (com a programação da Prefeitura)

Resuminho... Um mês de Festivais de Inverno... Mas... O que passou, passou... E como a vida segue... Nos próximos dias teremos em Nova Friburgo: Feira da Sociobiodiversidade (oitava edição), no dia 9, das 12h às 17h, na Usina Cultural Energisa; Pré-lançamentos, no dia 10, às 17h, na Praça de Alimentação do Friburgo Shopping, do Festival de Truta, Festa do Morango com Chocolate, e Black Fashion; e o Stand Up Comedy “Manda Risos”, no dia 12, às 21 horas no Teatro Municipal. Ah! E a peça “Tom na Fazenda”, no Sesc Friburgo, dia 11, às 20 horas (ingressos já estão à venda na unidade, que fica em Duas Pedras).
No mais... Acesse o CulturaNF para continuar acompanhando as minhas dicas!
Abraços culturais e até setembro! Mais quente e com menos vento!

____________________________________
Por Scheila L. Santiago // jornalista profissional
Nova Friburgo, RJ

 !   Scheila L. Santiago


Scheila Santiago é jornalista friburguense e atua como assessora de comunicação há mais de 15 anos (Burburinho Ass. Com.). Possui um site de divulgação cultural (WWW.culturanf.com.br), que completa 10 anos no dia 6 de novembro de 2016. Atua também como produtora cultural, tendo realizado nos últimos anos: “Encontro de Vinil” (três edições), “Encontro de Páginas Mágicas”, "A árvore que dá livros" (quatro edições), entre outros, e promove oficinas sobre “Release – todo artista precisa de um” e “Dicas para porta-vozes”, e faz parte do Movimento "Abraços às árvores – SOS Praça Getúlio Vargas”. Em sua trajetória profissional, possui inúmeras matérias publicas em veículos de comunicação de todo o país.

Comentários

Outros artigos publicados:

Moradores criam "cãodomínio" para cuidar de cachorros abandonados no Cônego
Rock'n Rio 2017
Lycra e Delfa promovem Trend Session em Nova Friburgo
13ª Conferência Municipal de Assistência Social de Nova Friburgo
Fevest Festival 2017: o futuro é agora
Nova Friburgo... 199 anos...
Para abril, só coisa boa!
Março! Que o ano comece com o pé direito!
Euterpe Lumiarense