Confecção de moda sustentável faz campanha ecológica para arrecadar celular antigo em Nova Friburgo

Imprimir esta página

Por Alex Sandro Santos*

 

A EcoModas é reconhecida nacionalmente por conta das suas ações que visam a preservação do meio ambiente. A mesma é a primeira confecção a reaproveitar cones vazios de linhas de costura industrial - geradas pela mesma e também por outras confecções de Nova Friburgo-, para armazenar terra e cultivar árvores nativas da Mata Atlântica.
Ao lado dos seus ecoparceiros, a EcoModas construiu e mantém, com a participação de alguns voluntários, o Viveiro Educandário, localizado no Parque Municipal Juarez Frotté, no bairro Cascatinha, onde mais de 1.300 mudas são cultivadas semestralmente. O respectivo local, construído com reaproveitamento de diversos materiais e inaugurado em 29 de abril deste ano, é também um ponto de educação ambiental onde escolas públicas e privadas da região utilizam o referido espaço ecológico para o desenvolvimento de vivências acerca do meio ambiente. As mudas cultivadas dentro do Viveiro Educandário serão doadas para preservar nascentes e matas ciliares de Nova Friburgo – vale lembrar. Clique na imagem para ver o vídeo de apresentação do lançamento da campanha.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Mais do que cultivar e plantar árvores, a proposta dos idealizadores desta iniciativa, Alex e Adriana Santos, que mantém esta causa pela natureza desde 2010, é promover a conscientização ambiental de crianças, jovens e adultos. “Acreditamos que de nada adianta plantarmos árvores hoje e amanhã as mesmas serem cortadas pela falta de conscientização ambiental. Nosso foco é trabalhar com as crianças aproximando-as da natureza e fazendo-as entender os benefícios das árvores para o ser humano” – diz Adriana Santos, também responsável pela área de criação da EcoModas.
TECNOLOGIA E LIXO ELETRÔNICO
Neste sentido, a EcoModas deseja estreitar a relação do meio ambiente com esta nova geração que está cada vez mais tecnológica, e para isso a mesma colocará um código em cada muda de árvorecultivada em seu projeto ambiental. Este código ao ser lido por meio de um celular, contendo um determinado aplicativo, encaminhará o visitante para dentro de uma página na internet onde constarão diversas informações, em vídeos e textos, falando especificamente sobre aquela determinada árvore. Para o uso desta tecnologia, a EcoModas fechou uma parceria com a Criweb e está buscando parceiros na área de conexão com a internet (provedor).
A CAMPANHA “ECOLETACEL”
Como a ideia do casal da EcoModas é promover a conscientização ambiental de forma ampla, os mesmos decidiram alinhavar uma parceria com diversas escolas de Nova Friburgo de modo que os estudantes e seus responsáveis possam doar celulares e tablet’s fora de linha ou com algum tipo de defeito. Também poderá ser novo, caso a pessoa tenha interesse. A campanha de arrecadação de celulares, denominada ECOLETACEL, iniciará no dia 1º de agosto e vai até 1º de setembro deste ano.
Segundo alguns sites especializados no assunto de lixo eletrônico, cada família brasileira possui em média mais de 2 celulares sem uso, e cada brasileiro gera meio quilo deste tipo de resíduo anualmente. A ideia desta campanha é recolher estes aparelhos que serão consertados, em parceria com a loja Conserta Smart Nova Friburgo, e utilizados dentro do Projeto Ambiental Viveiro Educandário.
Para outras informações, acesse o site da campanha www.ecomodas.com.br/ecoletacel/

 !   Alex Sandro Santos

Alex Sandro Santos é Repórter-fotográfico/jornalista matriculado pela
Federação Nacional da Imprensa e registrado pelo Ministério do Trabalho.
Gestor de Projetos, Meio Ambiente e Comunicação da EcoModas. Apaixonado por marketing e conteúdos sustentáveis, além de aprendiz de moda.

Fonte: www.elasecomodas.com.br
Comentários

Outros artigos publicados:

Cadeiras do Teleférico de Nova Friburgo recebem mensagens ambientais
Meio Ambiente: Comissão da Câmara Municipal discute expansão de projeto ambiental da EcoModas para Nova Friburgo
EcoModas realiza campanha de arrecadação de celular para serem usados em projeto ambiental

Sustentabilidade: coleta de colheres ecológicas

Site de Portugal destaca parceria da EcoModas com E-goi
O dispositivo que transforma poluição do ar em eletricidade por meiio da luz do sol
Brasileira descobre técnica para despoluir água usando cascas de banana
Teleférico de Friburgo ganhará bombas de sementes no Dia Mundial do Meio Ambiente
EcoModas é escolhida para fabricação das camisas da Agenda 21 Nova Friburgo